quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Trend Alert: Arte Barroca


Com a tendência barroca chegando, é sempre bom pesquisar a história por trás disso tudo, de onde os estilistas se inspiraram para criar suas peças. O barroco é um estilo artístico que surgiu no séc. XVI, na Itália e logo se manifestou por outros países católicos da Europa. 
O Barroco é o complemento do Renascimento, pois os dois estilos são extremamente detalhistas e religiosos. Porém o Barroco é muito mais extravagante e dramático.
No Brasil, esse estilo chegou somente 100 anos depois. Olhem só alguns exemplos de arquitetura barroca aqui em nosso país:

- Igreja da Madre de Deus em Recife, Pernambuco: Sou suspeita para falar, pois foi onde me casei. Sua construção foi concluída em 1720 e o seu altar é todo folheado a ouro. Em sua fachada, apresenta esculturas em pedras dos arrecifes e uma estátua de São Felipe de Néri, em tamanho natural. Abriga, ainda, além de uma obra em talha, algumas imagens que pertenceram à primitiva igreja do Corpo Santo, demolida em 1913, quando das obras de modernização do porto da cidade.


- Capela Dourada em Recife, Pernambuco: Outra construção valiosa localizada em minha cidade natal, a Capela Dourada é um caso a parte. O teto e as paredes estão repletos de pinturas sacras unidas por molduras douradas que formam um mosaico de afrescos, lembrando a Capela Sistina, do Vaticano. Nasceu em uma época de grande prosperidade na região, sendo que ao longo do tempo ela recebeu melhorias e rica decoração barroca, e sua condição atual data basicamente dos séculos XVII e XVIII. Seu nome deriva da grande quantidade de ouro empregada na cobertura da exuberante talha de madeira que forra praticamente todos os espaços das paredes, altares e teto.


- Igreja e Mosteiro de São Bento em Olinda, Pernambuco: Juntos, perfazem um importante complexo arquitetônico barroco. É tombado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, também como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCONos diversos espaços internos do mosteiro podem ser apreciadas muitas peças de alto valor artístico, como sanefas de talha dourada, gradis de jacarandápinturas de episódios da vida de São Bento e retratos de velhos abades e mestres da Ordem Beneditina no país, além de rico mobiliário. No claustro estão sepultados vários monges da abadia.

Ficheiro:Igreja-de-são-bento-olinda.jpgFicheiro:São-bento-olinda3.jpg

- Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais: Desenhada e ornamentada por Aleijadinho, foi classificada em 2009 como uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo. À época que a igreja foi construída, Ouro Preto vivia o ápice da sua história, por isso a magnitude da construção em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peças de ouro). A construção é um marco religioso, social, artístico da cidade e do estado.


Você não acha que tem tudo a ver com a tendência de inverno?







E aí, vai se jogar no estilo barroco?
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário